26.1.07
O simples conceito é surreal: um portal online sobre o paradeiro de mortos famosos. Existe. É virtual. É sobre quem deixou de ser.

http://www.findagrave.com

Sabia que Eça de Queirós está sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa? E que Ella Fitzgerald jaz no Cemitério de Inglewood, em Los Angeles, nos Estados Unidos? Sabia que Leonardo da Vinci descansa no Castelo de Amboise, em França? Eu não. Passei a saber.

Está lá tudo. É uma espécie de páginas amarelas electrónicas de defuntos. Também vai pelos seus dedos, mais umas quantas teclas.

Sei que há peregrinações à campa de Jim Morrisson, em Paris. Também há excursões ao cemitério de Santa Comba Dão, para Salazar. Fazendo as contas, lembrei-me que o ramo do turismo do outro mundo, embora esteja pela hora da morte, é inédito. Com a ajuda do findagrave.com bastar-me-ia criar uns pacotes de férias, com hotel, pequeno-almoço, sauna, e excursão naqueles pequenos comboios de veraneio, por um ou outro cemitério. “Mortinho por descansar a todos os níveis?”, assim a quente, parece-me um óptimo slogan.

E porque é que o além não cria um serviço telefónico, complementar ao findagrave.com?

- Rê e Pê Comunicações, bom dia, em que posso ser útil?
- Bom dia. Gostava de saber o número da campa de Fulano Beltrano (nome fictício).
- Número da campa… de Fulano… Bel… Trano… Qual é a morada, por favor?
- Hum, boa pergunta… Acho que está no Cemitério de Alto de São João.
- … Não tenho qualquer registo com esse nome. Próxima informação, por favor.
- Homessa! É que estou a encomendar flores e não sei para onde as enviar. Faça, antes, uma busca pelo nome da esposa: Fulana Beltrano (nome fictício).
- Busca por… Ful… Ana… Beltrano… Existe um registo mas é confidencial.
- Ó diacho!
- Próxima informação, por favor.
- É tudo… É tudo… Obrigado…
- Rê e Pê Comunicações agradece o seu contacto. Bom dia”

Ou então, um serviço de contactos por telemóvel.

- Próxima informação, por favor.
- É tudo. É tudo.
- A Tê Emiene agradece o seu contacto. “Até já”.
- Nem Morto!
 
post(o) por MF às 17:52